quinta-feira, 7 de maio de 2009

JOEY BARON - poético este baterista!

Joey Baron é um senhor baterista, de nacionalidade norte-americana, conceituado na linha do avant-gard jazz, etc e tal.



Conheci-o há uns anos a partir da extensa obra de John Zorn, que admiro muito!
Já tive oportunidade de ver John Zorn por duas vezes, mas o raio que nunca apanho o Baron!
Também costuma tocar com Bill Frisell, Naked City, e uma imensidão de outros bons músicos.
Por exemplo, num projecto que admiro muito, Masada! John Zorn no sax, Dave Douglas no trompete, Greg Cohen no contrabaixo (costuma tocar com Tom Waits) e claro, Joey Baron! Neste projecto é onde mais o admiro, a tocar com as mãos e a deixar as baquetas ou as vassourinhas de lado.

Como alguns dos meus amigos devem saber, comecei aventurar-me de modo autodidacta (mas não aconselho) na bateria à cerca de 1 ano e meio... e por isso todo o meu interesse neste tipo de arte.
Inclino-me para bateristas de jazz, porque prefiro as suas afinações, tipo de pratos que usam e a sua tendência para o improviso... E claro, uma bateria com look jazzy e de preferência vintage é da minha inteira eleição... Sinceramente não me estou a ver com uma bateria do género heavy-metal tipo Iron Maden (com o devido respeito), só num filme de terror... mas como não costumo apreciar cinema de terror, julgo estar mesmo fora de questão.


Este vídeo demonstra bem o que aprecio num baterista!
IMAGINAÇÃO!
Espero que gostem e que vos inspire!



Ah, e o meu imenso agradecimento ao trashCanMan, pela iniciativa de abrir um blog deste calibre!

5 comentários:

  1. Quase chega aos calcanhares do multi-instrumentista Improvised Acoustic Boy, este tal de Baron;

    ResponderEliminar
  2. Multi-tolo-das-ideias queres tu dizer!
    Quem tudo quer fazer, pouco se vinga...

    ResponderEliminar
  3. Este Barão é habilidoso, sim senhor... gostei muito! Podemos considerá-lo, também, um droogado!

    ResponderEliminar
  4. tão rapaz?? tas a subestimar o teu talento??!!
    Mr. Gabriel.. e se a drooga não chega para todos?

    P.S: O Bone Machine não pára de tocar no meu tocador de cd´s.

    ResponderEliminar
  5. E quando enfiares o dente no "The Black Rider", até relinchas!

    ResponderEliminar

Comenta... mas com prudência!