sexta-feira, 1 de maio de 2009

É português?? Não presta!!

Para quem não anda devidamente informado, terminou agora o International Songwriting Competition, um conceituado concurso de música com sede em Nashville (no Grande Satã) e que contou com júris gloriosos songwriters como Mr. Tom Waits, Robert Smith, Black Francis (Pixies), Ray Davies (The Kinks), Jerry Lee Lewis, e muitas outras personalidades espectaculares.
À categoria AAA (Adult Album Alternative) concorreu o Luso-Iraniano Mazgani com a música Somewhere Beneath This Sky, uma entre 15.000 que sonhavam chegar aos ouvidos destes ilustres juízes com o objectivo de marcar a diferença.
Sharyah Mazgani escreve no seu blog:
"Moveu-me a possibilidade de ser ouvido e escutado por este panteão de artistas, que muito admiro, e não a competição em si. Imaginei como uma possibilidade maravilhosa o Tom Waits carregar no play da sua aparelhagem para escutar um tema meu. Era só esse o sonho".
Pois é Mazz... é teu e de muito povo por aí fora, esse sonho... até o meu e não canto nem toco nenhum instrumento, bastava-me tomar um whiskey com o camarada Waits... ou uma mini sagres que escorrega bem melhor.
Custa-me um pouco quando nas minhas andanças nocturnas ando à procura de um estímulo rock 'n' roll para alegrar o serão, reparo que a quase totalidade de música que os DeeJays e os Mete-Discos oferecem aos seus ouvintes é de facto música não-portuguesa, o que leva um pouco a crer que o sentimento geral, é achar que se é português... não presta. Eu sei... eu sei que sou suspeito porque também sou Mete-Discos amador, e que a maioria de música que eu meto também é de fora, mas é só a maioria... não é a grande maioria (e tenho testemunhas credíveis que o podem confirmar) por isso mora aqui um MD de grande valor :D
Esta conversa toda porque o Mr Tom Waits e companhia, além de terem ouvido o Mazgani, ainda lhe atribuíram o 3º lugar na categoria onde concorreu, o que quer dizer que a aversão à música tuga só é sentida em Portugal mesmo. A verdade é que este tema em especial e todos os outros temas que ouvi são belas melodias que merecem ser ouvidas, apreciadas e discutidas nas conversas entre apreciadores de boa música. Vamos então pôr a boa música que se faz em Portugal ao mesmo nível (ou superior) da que vem de fora... se faz favor hem?



Prometo que os meus próximos MD-Sets vão dar a devida importância à música tuga!
Parabéns Mazzgani... arranjaste aqui um fã!!! ou mais [[]]
Hasta

1 comentário:

  1. Tom Waits é atento!
    Apenas um único senão, esse sr tem de mudar de agendador de concertos! De certeza que é essa a razão pela qual ele não têm vindo cá!

    Quanto a Mazgani, tive pena de o perder em Leiria... em conversa com a malta do Fade In, disseram-me super bem dele e da sua prestação em palco!

    Música portuguesa nas sessões charming!?
    Ora nem mais!
    Aliás de há um mês pra cá que só penso: eh pah devia começar a investir em música portuguesa, original claro. Mas não sei se seria exactamente rock n' roll... acho que apostaria no jazz português!

    ResponderEliminar

Comenta... mas com prudência!