sexta-feira, 10 de abril de 2009

8 1/2 Festa do Cinema Italiano


Decorreu entre 2 e 9 do corrente mês a segunda edição do 8 1/2 (oito e meio), a festa do cinema italiano em Lisboa e no Porto. Devido à minha sobrecarregadíssima agenda (também conhecido por baldas) só apanhei o último dia do festival, e fui (patrocinado pela Rádio Radar que ofereceu gentilmente uma entrada num passatempo) assistir ao filme Beket (2008) de Davide Manuli que contou com a presença física do mesmo, numa breve introdução onde explicou que o filme tinha sido feito com um orçamento muito baixo, €50.000 (nem imagino o que eu faria com esta quantia) e que por isso era nele evidente um protesto contra o ministério da cultura italiano que não cedeu qualquer tipo de financiamento (ó Davide não deves ter ouvido falar do finado João César Monteiro).


Este filme foi inspirado na peça 'À espera de Godot' de Samuel Beckett onde este defende que toda a gente quando nasce, já nasce derrotado, e só pela ocasião da morte esse mesmo derrotado prova o sentimento de liberdade. A história em si conta as aventuras de duas personagens que procuram o deus 'Godot' que segundo a lenda, mora atrás da montanha e se manifesta aravés de notas musicais... e este último pormenor meus droogs... é representado de uma forma deliciosa... não consigo deixar de sorrir em cada vez que me ponho a pensar nisso...
Muito bom este filme... só tenho pena de não perceber mais de cinema para poder apanhar todos os pormenores que os entendidos lá falaram... ahh e também tenho pena de não falar italiano para poder pelo menos perceber o que eles diziam!!
Vou então aqui afixar o trailer para atiçar a vossa curiosidade...



Eram cerca de 22:30 quando acabou o filme.. véspera de feriado e a minha jóia estava a fazer os turnos da tarde e da noite no hospital. Ia haver outra sessão mas eu desconfiava que os bilhetes já estavam esgotados, mas mesmo assim fui à bilheteira tentar a minha sorte:
Eu: Minha senhora, os bilhetes para a próxima sessão já estão esgotados??
Senhora da Bilheteira: Ah sim.. já estão esgotados à muito!!!
Senhora da bilheteira: (vira-se para a colega) olha lá... aquele fulano e tal não veio? Não o viste por aí?
Colega da senhora da bilheteira: Não... não o vi!!
Senhora da bilheteira: (para mim) Olhe tome lá este bilhete...
Eu: !!!!!!!!Muito obrigado minha senhora.... Deus lhe dê muita saudinha :D:D
Era um bilhete completamente grátis para a ante-estreia do filme Pranzo di Ferragosto.

Assim como na anterior sessão, também fomos prendados com a presença do realizador e actor principal Gianni di Gregorio, que explicou que este filme, também com um orçamento muito baixo, se viu, quando saíu em DVD em Itália, a competir com filmes como 'O panda do Kung-Fu' no top de vendas.
O filme conta a história de um homem de meia idade, que trata da sua mãe e que por excesso de dívidas, se vê obrigado a receber em sua casa mãe do administrador do condomínio.
Aqui vai o trailer para terem uma ideia mais clara da história:



Depois do filme, e "posto à prova" pelas perguntas dos espectadores, o realizador desvendou pormenores deliciosos sobre a concepção deste filme. Conta ele que foi uma lição de vida, onde se viu "confrontado" com actrizes na casa dos noventa anos, mas que mesmo assim conseguiam ter energia para dar e vender ao resto da equipa de produção. Confessou que teve de lidar com observações do tipo "Ahh isto não digo..." ou então preparavam o cenário para que, em determinada cena, as velhotas virarem à direita... e elas viravam à esquerda... revelou também que ainda hoje lhe ligam todos os dias a dar conselhos como "Não fumes..." ou "Não bebas tanto..." e que na estreia do filme se comportaram como verdadeiras 'movie stars'. Em jeito de conclusão, admito que fiquei comovido, e notei que o próprio realizador também se sentia orgulhoso, pelo facto de ter sido possibilitado a estas senhoras já na recta final (ou não) das suas vidas, viver uma experiência deste tipo... "sempre sonhei ser actriz", teria desabafado uma delas.
A ver vamos se vou ter esta sorte quando chegar aos noventa anos.
Hasta!!!

5 comentários:

  1. Bem... já me "atiçaste" e bem a curiosidade :).

    ResponderEliminar
  2. Só para os amigos: aqui vai uma prendinha . Vão precisar disto.
    beijinhos pra elas e abraços pra eles :D
    hasta

    ResponderEliminar
  3. Não fiques à espera dos 90. Bora lá para o TAP, ou queres ser actor de novelas?

    ResponderEliminar
  4. eh pah era uma boa ideia... mas e dps quem tomava conta dos putos?

    ResponderEliminar

Comenta... mas com prudência!