quarta-feira, 28 de abril de 2010

"O Anibaleitor"

Uma viagem no mares da literatura, com um carácter fortemente didáctico. E claro que não podia faltar muito humor, e as referências a obras consagradas, e a questões passíveis de reflexão. Lê-se num instante, por isso falta de tempo não pode ser desculpa para não ler esta obra.
Numa sociedade em que o livro tem vindo a perder o seu valor, talvez os monstros sejam realmente aqueles que simplesmente gostam muito de ler.
Todos nós, que amamos os livros, decerto teremos pelo menos um Anibaleitor nas nossas vidas. Aquele que nos mostra os caminhos que merecem ser percorridos, no mapa da literatura. Felizmente, eu tenho! (sou uma sortuda, neste aspecto)

"Um leitor deve apagar-se perante o livro que está a ler, perguntas tu? Eu não serei radical. Por que motivo iria eu deixar de ser eu só por estar a ouvir outro a discorrer? E como poderia eu deixar de ser eu, mesmo que quisesse? Acaso já inventaram a cirurgia para o espírito? (...) É no entanto verdade que o leitor tem de saber tentar falar a língua do livro. Falar a língua do livro e abandonar-se à sua melodia, deixar-se ir na corrente, em vez de desperdiçar forças remando contra a maré. Não digo que nos tenhamos de submeter, apenas que devemos estar disponíveis. O livro, ao ser escrito, já deu um grande passo na nossa direcção: é uma dádiva. cabe-nos agora a nós retribuir a gentileza e dar um passo na direcção do livro."

O autor, Rui Zink, estará presente na XVI Feira do Livro de Pombal, para fazer a apresentação de "O Anibaleitor". Uma actividade promovida pela livraria K de Livro, e que está agendando para o dia 2 de Maio (Domingo), às 18h08.

4 comentários:

  1. Ao mesmo tempo correu um belo aniversário...

    ResponderEliminar
  2. É verdade. mil perdões... passei o dia a roncar... enfim.

    ResponderEliminar
  3. Correram os dois muito bem! Claro que o aniversário foi melhor, e a única parte negativa aconteceu exactamente nos espaço de tempo em que fui ouvir o Zink.
    Tudo controlado ao minuto.eheheh

    ResponderEliminar

Comenta... mas com prudência!